Em mais uma ofensiva contra o contrabando, a Receita Federal realizou uma mega-apreensão de 4.600 cigarros eletrônicos na Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, na manhã desta terça-feira (8). A carga irregular, avaliada em aproximadamente R$ 150 mil, estava em um veículo cujo motorista, ao perceber a fiscalização, abandonou o caminhão e fugiu de volta para o Paraguai.
A apreensão ocorreu durante uma operação de rotina de combate ao contrabando e descaminho na região de fronteira. O caminhão e toda a carga foram encaminhados para a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, onde será formalizada a apreensão e instaurados os procedimentos legais.
De acordo com a Receita, a importação de cigarros eletrônicos — os populares vapes — é proibida no Brasil, inclusive por turistas. O órgão alerta que além de ilegal, o consumo desses produtos pode trazer sérios riscos à saúde, destacando a importância das campanhas de conscientização para desestimular o uso.
Essa ação reforça a presença das autoridades na fronteira e o compromisso de combater o comércio ilegal, que movimenta milhões e abastece o mercado clandestino em várias regiões do país. O motorista, que conseguiu escapar, está sendo procurado pelas autoridades.
A Receita Federal seguirá intensificando as fiscalizações na fronteira para sufocar o tráfico de mercadorias ilegais e proteger a saúde pública.