O prefeito Silva e Luna enviou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que prevê a criação de 237 cargos efetivos na Prefeitura de Foz do Iguaçu, todos a serem preenchidos por profissionais aprovados em concurso público. A proposta solicita tramitação em regime de urgência, com previsão de que os novos servidores comecem a exercer suas funções já a partir de 2026, conforme estudo de impacto financeiro incluído no projeto.
Entre os cargos previstos estão assistente social, educador social, assistente administrativo, contador, auditor fiscal de receitas, procurador, engenheiro civil, arquiteto, engenheiro eletricista, engenheiro cartógrafo, engenheiro agrimensor, farmacêutico, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional. A maior parte das vagas concentra-se nas áreas administrativa e contábil.
O projeto justifica a necessidade das novas contratações apontando que o quadro atual de servidores está defasado, prejudicando o atendimento ao público em secretarias como Assistência Social, Saúde e Administração. Além disso, a ampliação do corpo de procuradores visa dar suporte aos mais de 30 mil processos em andamento na Procuradoria do Município e fortalecer a recuperação da dívida ativa, considerada essencial para a arrecadação de receitas e equilíbrio fiscal. De janeiro a abril de 2025, a Prefeitura recuperou R$ 39 milhões por meio de processos judiciais de cobrança.
Para garantir que os novos cargos sejam preenchidos já no próximo ano, a Prefeitura pretende realizar o concurso público ainda em 2025, reforçando a necessidade de aprovação rápida do projeto pela Câmara.