Uma descoberta que parecia saída de um filme de ficção científica está cada vez mais próxima da realidade. Pesquisadores japoneses concluíram a primeira fase de testes em humanos de um medicamento capaz de estimular o crescimento natural de novos dentes.
Desenvolvido pela empresa japonesa Toregem BioPharma, em parceria com cientistas da Universidade de Kyoto, o fármaco TRG-035 atua bloqueando a proteína USAG-1, responsável por impedir o desenvolvimento de germes dentários que permanecem adormecidos na mandíbula de algumas pessoas.
Os estudos em animais já haviam apresentado resultados animadores, com o crescimento de dentes completos e funcionais. Agora, a primeira etapa dos testes clínicos em humanos foi concluída com sucesso, marcando um passo importante para a nova tecnologia.
Inicialmente, o tratamento é voltado para pessoas com anodontia congênita, condição genética que provoca a ausência de dentes desde o nascimento. A expectativa dos pesquisadores é que, caso as próximas fases confirmem a eficácia e a segurança do medicamento, a terapia possa chegar ao mercado nos próximos anos.
A novidade pode representar uma verdadeira revolução na odontologia, reduzindo a necessidade de implantes e próteses e permitindo que pacientes recuperem dentes naturais por meio de um simples tratamento medicamentoso.

